Vestibular Unipar

Engenharia Mecatrônica

O engenheiro mecatrônico atua de forma generalista. Em suas atividades projeta, instala, aperfeiçoa, mantém e opera sistemas mecânicos e eletromecânicos, desde sua concepção, análise e seleção de materiais até a fabricação, controle e manutenção. Na UNIPAR, o acadêmico desenvolverá habilidades nas áreas de mecânica, eletrônica e da ciência da computação, procurando atender os requisitos das mais diversas áreas da indústria de base tecnológica. Durante o curso de Engenharia Mecatrônica, ele receberá ainda todos os conhecimentos para uma atuação ética considerando a segurança e os impactos socioambientais. O método de ensino-aprendizagem é centrado no aluno, baseado em projetos práticos e voltado a ensinar o profissional a solucionar problemas reais. Trabalho em equipe, design, empreendedorismo e aprendizagem contínua também estão presentes durante todo o curso, desde os primeiros dias de aula.

Diferenciais do Curso

Os ambientes do curso de Engenharia Mecatrônica da UNIPAR são estruturados para proporcionar o aprendizado prático, reforçando os principais elementos vistos durante as disciplinas do curso. A estrutura diferenciada proporciona a aprendizagem em áreas como programação e simulação numérica, desenho técnico 2D e 3D, práticas em ensaios mecânicos, metrologia mecânica, práticas de automação e robótica, entre outros processos atrelados ao curso. Segue matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com os avanços científicos e tecnológicos e possui estrutura completa, que inclui laboratórios específicos para impulsionar o aprendizado. Usa ferramentas do Google For Education, oportunizando mais dinamismo nas atividades relacionadas ao curso.

Mercado de Trabalho

O engenheiro mecatrônico tem atuação em aplicações de mecatrônica, robótica e automação em ambientes da indústria metal-mecânica, automobilística, aeronáutica e também em ambientes não industriais, tais como hospitais, residências, depósitos, escritórios e supermercados. O profissional desta especialidade utiliza de seus conhecimentos em informática e programação dentro das indústrias com processos automatizados ou em fase de automatização, buscando acelerar o processo produtivo e melhorar a eficiência das máquinas e dispositivos mecânicos. Esse profissional atua na área de projeto e manutenção de equipamentos automatizados, empresas do ramo de tecnologia da informação, integração de sistemas e softwares de automação. Dentre as suas atividades coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza laudos e inspeções, além de poder atuar de forma autônoma.

Semipresencial

OFERECIDO EM

UNIDADE PERÍODO
Umuarama Noturno
Toledo Noturno
Guaíra Noturno
Paranavaí Noturno
Cianorte Noturno
Cascavel Noturno
Francisco Beltrão Noturno

MENSALIDADE 2019

R$ 943,00

DURAÇÃO

5 anos

TÍTULO

Bacharelado

POR QUE ESTUDAR NA UNIPAR?

Professores especialistas, mestres e doutores com grande experiência de mercado;

Projetos de pesquisa, ensino e extensão ao longo de todo o curso para complemento do processo de ensino/aprendizagem.

Universidade conveniada ao consórcio Sthem Brasil - Laspau/Harvard, para o uso e desenvolvimento das metodologias ativas de ensino, apoiadas por ferramentas da informação e comunicação;

Oportunidade de estágios remunerados por meio do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola Empresa) - prática profissional antes da formação;